Batista Lima

Radio Menu

Biografia

Não foi de uma hora para outra que o cantor e produtor musical Batista Lima tornou-se um ícone de respeito e credibilidade quando o assunto é o forró romântico. Bem antes de ser reconhecido nacionalmente no cenário musical como vocalista da banda Limão com Mel e compositor de canções marcantes falando sempre de amor, o jovem artista trilhou um longo caminho otimista. Ele buscou superar os obstáculos da vida rural para trabalhar com o que gosta, a veia musical desde o tempo de menino, quando deixou a cidade de Serra Talhada, no Sertão pernambucano para ganhar o Brasil.

A história de Batista Lima começa nos entornos das atividades como engraxate e camelô ambulante na movimentada vida diária pelos corredores do Mercado Municipal de Serra Talhada. Filho de Seu Valdeci e Dona Edite, Batista é o terceiro do total dos cinco herdeiros. A primeira experiência com o mundo da música foi impactante e transformou-se paixão à primeira vista, através da admiração ao ver o pai tocando sanfona e nos encontros de rodas de viola junto com os irmãos durante a infância.

O garoto descobriu que tinha talento, disciplina, atitude e jogo de cintura, a partir daí, foi apenas a cortina determinante que se abria para um sonho a realizar. Aos 13 anos, ao lado do irmão mais velho, Edson Lima, Batista escreveu suas primeiras composições. Na sequência vieram pequenas participações ainda tímidas em grupos musicais da cidade, onde soltou a voz em escolas, sítios e pequenos eventos, com a sede de tornar-se artista.

E seu tempo chegava cada vez mais apressado. Era o início de um caminho esperançoso, onde acreditar e sonhar soava muito mais alto que as notas das mais belas canções a interpretar. Por forte influência do irmão Edson e do pai Seu Valdeci, Batista Lima deu os primeiros passos na carreira profissional, aos 15 anos de idade, com passagens por bandas de pouca expressão como a Musisom do Crato (CE) e a Planeta Terra de Serra Talhada (PE). A experiência edificou aprendizados, mas, as dificuldades financeiras na época obrigaram o garoto Lima a trocar os palcos e microfones, pela mão na terra colhendo tomates no Sertão em um convite de trabalho feito por parentes na cidade de Petrolina (PE), para driblar as dificuldades do sustento familiar. De enxada na mão e sol forte na atividade rural, Batista Lima jamais esqueceu da música e sabia que voltaria a colher o sonho de novamente cantar.

No início dos anos 90, o futuro cantor chega à cidade de Salgueiro predestinado a atingir objetivos e motivado a acreditar no melhor. Ele acertou no alvo. Convidado pelo empresário José Ivan (Gibson), Batista voltou a fazer o que mais gosta no grupo Destak Musical e subindo cada degrau do cenário musical, chegou a banda Swing Musical do empresário Maurílio Sampaio. Disciplinado a vencer na vida, Batista cultivou simpatia, amizades, carisma, expandiu cada vez mais uma voz diferenciada com desempenho profissional que brilhou e ecoou forte nos ouvidos do empresário e radialista Ailton Souza.
Uma nova história começou no final do ano de 1993, ao ingressar na banda baile Talismã Musical e para surpresa e bem estar, faria parte desse legado ao lado do irmão Edson Lima. Um ano depois, a banda baile mudou o nome para Limão com Mel e veio a viabilização do projeto que o fez decolar no cenário musical e alcançar o sucesso com realização em todos os aspectos. A Limão com Mel crescia aos poucos e ganhava o Nordeste brasileiro com músicas românticas, e consequentemente, levou o nome da cidade sertaneja de Salgueiro para todo o Brasil. Com a saída de Edson Lima do grupo em 2001, Batista Lima buscou ideias diferenciadas diante da missão de liderar a linha de frente e a produção musical da banda.

A carreira no cenário do forró indiscutivelmente ampliou horizontes e fidelizou sonhos em mais de 20 anos dedicados aos palcos e projetos da LCM.

Batista sempre foi incisivo em pôr em prática metas e propósitos capazes de confortar com bem estar todos a sua volta. Desta vez as mudanças vieram pelo testemunho de vida e fé, lá no ano de 2006, quando ele soube conciliar muito bem a vida artística agitada com os trabalhos missionários católicos através do projeto “O Farol” que percorre as cidades com shows e encontros em prol da missão de evangelizar e fortalecer as obras da igreja. O trabalho já contabiliza três CDs: O FAROL, QUERO TOCAR EM TI e UNIDOS PELA FÉ, este último foi lançado em 2012 em comemoração ao ano da fé e da Jornada Mundial da Juventude.

Em 2014, Batista Lima decidiu com coragem empreender uma nova história artística ao deixar a liderança da Limão com Mel para seguir em carreira solo com o pé no chão e buscando emocionar cada vez mais os fãs com os acertos do dia a dia. Boas ideias, trabalho firme, dedicação, talento respeitado, humildade e carisma. Traços que o acompanha desde menino pela arte de sonhar e cantar. O tempo foi generoso e transformador na garra de buscar o sucesso e os objetivos vencedores na vida pessoal e profissional. E não parou mais.

Em Maio de 2014, lançou seu primeiro cd de carreira solo UMA NOVA HISTÓRIA DE AMOR com 12 faixas, com 7 músicas de suas autorias e com parcerias com compositores Renato Moreno (INSUBSTITUÍVEL) e Fabiano Veras (VEM PRA FICAR) e músicas dos compositores: Renato Moreno, Paula Mattos, Silmara Nogueira, Silvio André e Gilbertinho Segundo. A música FICA PRA VOCÊ tem a participação da dupla sertaneja Luis Marcelo e Gabriel. Dando destaque nas execuções nas rádios: SOU LOUCO e UMA NOVA HISTÓRIA DE AMOR.

No final do ano de 2014, lançou seu primeiro cd Ao Vivo Promocional, com destaque na música NÃO ESQUEÇA-ME (YOU SANG TO ME), versão de Batista Lima e do sanfoneiro Pica-pau.

 

DVD – SÓ VOCÊ E NADA MAIS (2015)

No dia  1° de Maio de 2015 é realizado em Salgueiro – PE a gravação do seu primeiro DVD com o título SÓ VOCÊ E NADA MAIS.

Os convidados foram: a dupla Luis Marcelo e Gabriel nas músicas: FICA PRA VOCÊ / CORAÇÃO DISPAROU. Batista Lima participou do primeiro dvd da dupla, surgindo a partir dai uma amizade e o convite dele participarem do seu primeiro cd (UMA NOVA HISTÓRIA DE AMOR) de carreira solo e agora seu primeiro dvd.

A cantora Michele Andrade (Banda Limão com mel), a conheceu aos 13 anos de idade no show banda Limão com mel (na turnê VOU GRITAR QUE TE AMO), após cantar ao lado dessa jovem, pediu pra ela terminar os estudos e que um dia ela faria parte da banda, no DVD ela conta essa história, antes de cantar a música A DISTANCIA, música que foi grande sucesso da banda Os Travessos, agora numa nova roupagem no forró romântico.

O cantor Edson Lima (na música TÔ PAGANDO CARO) seu irmão e grande inspiração na música, ele e seu pai, Sr. Valdeci (que era sanfoneiro), são responsáveis pelo seu amor pela música. Trabalharam juntos na banda LCM por 8 anos, até sua saída em 2001, para seguir com sua banda Gatinha Manhosa.

O cantor Everton Lima é um jovem talento da sua cidade natal, Serra Talhada-PE, o convite foi feito pelo o seu carisma e seu talento, que merece ser divulgado. Ele se destaca no sertanejo universitário, dividem o palco cantando a música CÊ VAI VER, juntando o forró com o sertanejo.

A cantora Adriana (Banda Calango Aceso), sempre foi fã desta jovem cantora, que se destaca pela sua voz aveludada e romântica no forró. Sempre dividiram os palcos nos encontros das bandas de forró e o convite para cantarem a música MELODIAS E CANÇŌES, foi um desafio, sair do forró e cantar uma música romântica acústica.

O DVD – SÓ VOCÊ E NADA MAIS tem 26 faixas com músicas que fizeram parte da trajetória da banda Limão Com Mel e que são de suas autorias como as músicas: TOMA CONTA DE MIM / ESSE AMOR É MIL / VIVENDO DE SOLIDÃO / MINHA VIDA SEM VOCÊ (DO I HAVE TO SAY WORDS) / DÓI DEMAIS / E TOME AMO, músicas que fazem parte do seu primeiro cd de carreira solo e a canção DONA DA MINHA CABEÇA dos compositores Geraldo Azevedo e Fausto Nilo.

A voz inconfundível e as composições marcantes do cenário forrozeiro romântico são reveladas de maneira mais intensas no novo álbum “Vai Dar Casamento”.
O cantor Batista Lima mantém o estilo romântico, contudo com uma pegada mais dançante na sua nova fase em carreiro solo. Este trabalho vem conquistando a região Nordeste não só pelo repertório, mas sobretudo pela sintonia perfeita na performance do artista no palco.
Em homenagem aos casais apaixonados que se declaram ou pedem suas amadas em casamento no palco do BL. O CD traz 11 faixas, seis canções inéditas e cinco grandes sucessos do DVD “Só Você E Nada Mais” além de participações de outros grandes artistas do cenário forrozeiro.
No Playlist 2016 figuram canções inéditas como: “Vai Dar Casamento”, “Olha Mais Pro Seu Amor”, “Filma Aí”, “A Insônia, Eu E Cama Vazia”, “Não Era Amor” e “Vai Pode Ir”. As músicas “Apronta”, “Para De Falar e Faz”, “Tô Pagando Caro” e a faixa bônus – “Só Você E Nada Mais”, música título do primeiro DVD solo, soma-se com as novas canções.